Anuncie conosco!

Clínica Maria Albano - CLIMA

Clínica Maria Albano - CLIMA

PSC: ELIEL CANDIDATO

A executiva nacional do PSC decidiu lançar, com mais de um ano de antecedência, o nome de Eliel Santana para candidato a prefeito de Salvador em 2012. A definição aconteceu na manhã deste sábado (26), durante o 6º Encontro Estadual do PSC, realizado no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador. Presidente estadual do PSC desde 2003, Eliel já falava como candidato, e elegeu o pleito como “uma missão partidária”. O deputado federal Nelson Pelegrino (PT), que também se coloca como pré-candidato à Prefeitura de Salvador, esteve no encontro para deixar o canal de diálogo aberto – assim como fizera no evento do PPS, para um possível apoio ao seu nome.

Dois homens e uma mulher são presos no 2º dia de ocupação no Nordeste de Amaralina

A Operação Nordeste, iniciada na última sexta-feira (25), já resultou na prisão de 30 suspeitos

Dois homens e uma mulher foram presos neste sábado (26) suspeitos de integrar quadrilha que controla o tráfico no Nordeste de Amaralina. Este é o segundo dia de ocupação do bairro pelas polícias Civil e Militar.

A Operação Nordeste, iniciada na última sexta-feira (25), já resultou na prisão de 30 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas na região. Dentre os detidos estão Paulo Roberto Anunciação da Cruz, irmão do traficante Luiz Fernando Anunciação da Cruz, o “Camisinha”, morto em confronto durante ocupação.

O 'Miseravão' - veículo blindado similar ao 'Caveirão' carioca - não participou da ocupação neste sábado. O veículo adquirido pelo governo estadual para ajudar na instalação das UPPs em Salvador foi utilizado pela primeira vez ontem (25).

No segundo dia de operação, os policias continuam as buscas por traficantes no Nordeste de Amaralina, no Vale das Pedrinhas, em Santa Cruz.

Prisão de traficantes

Segundo a Secretária de Segurança Pública (SSP), na operação de sexta também foi preso Paulo André de Jesus Costa, tio de 'Camisinha', que atirou contra o soldado PM Edvaldo Santos de Jesus, na localidade do Boqueirão (Nordeste de Amaralina), na última segunda-feira (21). O traficante possuia um mandado de prisão em aberto.

Elaine Santos do Nascimento, Ana Paula Menezes Santos, um traficante apelidado de “Alan Gordo”, Gilmar Luís da Silva, Antônio Jorge Moreira da Silva, Adriano Conceição da Silva e Arisclenes Santos Silva, o “Dantinho”, completam a lista dos presos já identificados.

Rota de fuga

Dentre os 27 capturados, 16 foram surpreendidos na praia do Buracão, no Rio Vermelho, sendo que seis deles já tinham sido autuados anteriormente por tráfico de drogas e roubo. Buscas estão sendo realizadas na área, pois tudo indica que existe uma ligação utilizada pelos bandidos como rota de fuga.

Além de uma pistola calibre 9mm, em poder de Camisinha, foram apreendidas nove motos roubadas, celulares e crack. Os presos foram encaminhados para o Departamento de Narcóticos, localizado no Complexo Policial dos Barris.

A ação, que continuará nos próximos dias, serve como um primeiro passo para a instalação da Base Comunitária de Segurança - a "UPP baiana" – no Nordeste de Amaralina. De acordo com o Capitão Marcelo Pita, da comunicação da Polícia Militar, o bairro será o segundo a ser contemplado com o projeto.

Os 27 presos na operação foram encaminhados para Departamento de Narcóticos

Os trabalhos tiveram início durante a madrugada e provocaram, até o momento, a morte de três homens, entre eles o traficante "Camisinha". Luiz Fernando Anunciação da Cruz era líder de uma facção responsável pelo comércio de entorpecentes em Salvador e Região Metropolitana. Os outros dois mortos são Aldemir dos Santos Costas, 21, e Tiago Coitinho Macedo da Silva, 22, apontados como comparsa de “Camisinha”. 

900 policiais

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, cerca de 900 policiais continuam ocupando o Nordeste, com o objetivo de cumprir 30 mandados de prisão e apreender drogas, armas e veículos utilizados na logística da quadrilha de tráfico de drogas que atua na região.

Com o apoio da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública, a ação se estende também para os bairros de Santa Cruz, Chapada do Rio Vermelho e Vale das Pedrinhas. Além das incursões, foram montados bloqueios, onde estão sendo realizadas abordagens a veículos (automóveis e motocicletas) e a transeuntes. Cerca de 100 mil pessoas vivem na região.

Assim como aconteceu no Rio de Janeiro, a polícia baiana solicita à população que ajude os trabalhos com denúncias que levem a esconderijos de armas e drogas na região. Sem precisar se identificar, os moradores podem fazer o contato através do disque denúncia 3235-0000.

Ficha Criminal de Camisinha

Camisinha é filho de um sargento da PM, apelidado de Luizão e que, segundo as investigações, contribuía com as ações criminosas. Ele, que já havia sido preso por prática de roubo e autuado pela 7ª Delegacia (Rio Vermelho), comandava a maior parte das “bocas de fumo” do Nordeste de Amaralina – compreendendo as localidades de Vila Verde, Boqueirão, Areal, e Vale das Pedrinhas - após ter herdado os pontos do traficante Val Bandeira.

Além do envolvimento no tráfico de drogas e em vários assaltos, era autor de diversos homicídios, ficando bastante conhecido por ter participado da “Chacina de Itinga”, ocorrida em outubro do ano passado. 

Policiais feridos

Um policial militar foi baleado na noite da última segunda-feira (21) no bairro do Nordeste de Amaralina. Edvaldo Santos de Jesus, de 41 anos, foi baleado quando realizava uma ronda preventiva na região. O disparo veio do alto e atingiu o policial na cabeça. A bala atravessou o rosto da vítima e ainda lhe feriu no ombro. Edvaldo perdeu a visão do olho direito.

Apenas este ano, sete policiais foram assassinados na capital baiana. O primeiro caso aconteceu em janeiro, quando o agente Joseval Tosta Bispo, de 42 anos, foi morto dentro da delegacia da Boca do Rio. No mês de fevereiro, Robertson Freitas Pereira, 44 anos, foi morto por bandidos no Viaduto de Candeias.



Hora do Planeta mobiliza mais de 4 mil cidades em todo mundo

Mais de 4 mil cidades de 130 países do mundo vão apagar as luzes neste sábado (26) entre 20h30 e 21h30 para chamar a atenção para as mudanças climáticas. No Brasil, cerca de 100 cidades vão aderir ao “apagão” da Hora do Planeta, iniciativa liderada pela organização não governamental WWF. Em 2010, o evento mobilizou mais de um milhão de pessoas.

Ao redor do planeta, ícones como a Torre Eiffel, em Paris, a roda gigante London Eye, e o relógio Big Ben, em Londres, a Acrópole, em Atenas, e o edifício Empire State, em Nova York, terão as luzes apagadas na noite de hoje.

No Rio de Janeiro, cidade sede do evento no Brasil, serão apagadas as luzes do Cristo Redentor, dos Arcos da Lapa, da orla da Praia de Copacabana. Às 20h30, na Lapa, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, vão desligar simbolicamente as luzes da cidade para dar início à participação do Brasil na mobilização global.

Na Bahia, participarão o Tribunal de Justiça do estado, o Palácio Thomé de Souza, o Elevador Lacerda, as estátuas dos Orixás no Dique do Tororó, a Praça Castro Alves, a estátua do Cristo e o Farol da Barra.

Já em Brasília, ficarão no escuro na noite deste sábado o Palácio do Buriti e Anexo, o Memorial JK, o Teatro Nacional, a Catedral, o Museu do Índio, o Complexo Cultural da República e a Ponte JK.

A superintendente do WWF Brasil, Regina Cavini, lembra que a Hora do Planeta é um ato simbólico para alertar para os impactos do aquecimento global e os desafios globais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, que agravam o problema.

“É uma hora para mobilização em prol do planeta, para fazer uma reflexão sobre a relação com a natureza, com os hábitos de consumo, sobre o que é possível pode fazer pra mudar. A humanidade tem um longo caminho ainda a ser seguido, de controlar as emissões de gases de efeito estufa”, disse.

Além do apagar de luzes por uma hora, a campanha quer estimular mudanças de hábito e a mobilização permanente de cidades e organizações por medidas sustentáveis, como a coleta seletiva de lixo e o uso de transportes menos poluentes. “É um movimento de engajamento bastante amplo, para dizer sim a um planeta mais sustentável”, acrescenta Regina.

No Brasil, o primeiro minuto da Hora do Planeta será de silêncio, em homenagem às vítimas do terremoto e do tsunami que atingiram o Japão e às famílias atingidas pelas enchentes no Rio de Janeiro e em outros estados. As agências Brasil.

FICHA LIMPA PODE LEVAR ATÉ 10 ANOS PARA VIGORAR

Depois de anular o efeito da lei Ficha Limpa sobre as eleições de 2010, o Supremo Tribunal Federal (STF) inicia debate que pode adiar a entrada da medida em vigor por até uma década. Os próximos julgamentos do STF sobre a lei indicam que dificilmente ela valerá integralmente para as eleições de 2012, quando serão escolhidos prefeitos e vereadores. Como a constituição brasileira prevê, no artigo 5º, que ninguém deve ser considerado culpado “até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”, o Tribunal estabeleceu que o cumprimento de uma punição só começa quando o réu esgota todas as possibilidades de recurso ao Judiciário. Ou seja, até que os processos em curso cheguem ao fim, o que pode levar cerca de 10 anos, nenhum político será alcançado pela Ficha Limpa. Informações da Agência Estado.

BARRACAS DAS ILHAS: Sucom não foi notificada



A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) informou que não foi notificada sobre a decisão do juiz federal Carlos D'Ávila, titular da 13ª Vara, de demolir as barracas localizadas em três ilhas pertencentes à Região Metropolitana de Salvador (RMS): Maré, Bom Jesus dos Passos e dos Frades. Segundo Claudio Silva, superintendente do órgão, o processo de demolição precisa ser organizado com cuidado porque envolve diversos órgãos, entre eles a Polícia Militar, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Ibama. Ainda não há uma data estipulada para a ação de demolição. Informações do jornal Correio.


Comprar com cartão de crédito vai ficar mais caro

Das agências
redacao@redebahia.com.br




O governo vai elevar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre as compras no exterior com cartão de crédito de 2,38% para 6,38%, segundo informações de duas fontes do governo ouvidas pela Agência Estado. O decreto com o aumento da alíquota está pronto e deve ser publicado na segunda-feira. A medida tem como um dos focos conter o consumo de brasileiros no exterior. Os gastos de brasileiros lá fora cresceram muito no ano passado em função da valorização do real frente ao dólar. A despesa bruta com cartão de crédito em 2010 foi de US$ 10,17 bilhões. Em 2009, tinha sido de US$ 5,59 bilhões, segundo o Banco Central.

Em 2008, para compensar a perda de arrecadação com o fim da CPMF, o governo já tinha elevado em 0,38% todas as operações de crédito. Com isso, o IOF sobre a fatura de cartão de crédito subiu naquela época de 2% para 2,38%.

As fontes do governo informaram também que na segunda-feira ainda será publicada a medida provisória que corrige em 4,5% a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). O custo da medida é de R$ 1,6 bilhão para 2011, segundo cálculos da Receita. A correção passa a valer a partir de abril.

Bebidas

Ainda na segunda-feira, o governo deve publicar o decreto que eleva a carga tributária sobre bebidas frias - cerveja, refrigerante e água. Os preços de referência, usados como cálculo na tributação, devem subir de 10% a 15%. Na semana passada, empresários do setor disseram, após reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que o aumento da base de tributação e, consequentemente, dos impostos pagos, deve ser repassado para o preço final dos produtos em 60 dias.

Os preços de referência para o setor foram tomados pela última vez em janeiro de 2009 e, posteriormente, congelados pelo governo para dar fôlego às empresas durante a crise. Agora, apesar das tentativas de acordo por parte dos empresários, o governo decidiu atualizar a base de tributação para os preços atuais. Segundo os executivos, o aumento - que também vale para os produtos importados - deve passar de 10% para o consumidor.

Gasto dos brasileiros é recorde

US$ 1,33 bilhão no mês de fevereiro, ante US$ 1 bilhão registrado no mesmo mês do ano passado. No bimestre, o valor bateu recorde de US$ 3,07 bilhões, com a soma do mês de janeiro, de US$ 1,74 bilhão. Os dados foram divulgados ontem pelo Banco Central (BC). Na relação do primeiro bimestre deste ano com o mesmo período de 2010, os gastos no exterior tiveram um incremento de 38,5%, para US$ 2,21 bilhões, o que era o recorde anterior. A série histórica tem início em 1947.

Já os estrangeiros gastaram no Brasil em fevereiro US$ 572 milhões, ante US$ 509 milhões no ano passado. Com isso, o saldo entre os gastos dos brasileiros no exterior e dos estrangeiros aqui é negativo em US$ 761 milhões, o pior déficit já registrado em um mês de fevereiro. Em março, o saldo era negativo até ontem em US$ 523 milhões.

Em todo o ano passado, os brasileiros gastaram US$ 16,4 bilhões fora do país, valor também recorde para a série iniciada em 1947 pelo BC. Os gastos com viagens internacionais e compras com cartão de crédito em lojas no exterior bateram recorde pelo segundo mês seguido em janeiro. Segundo dados do Banco Central, foram US$ 1,74 bilhão em despesas.

O déficit na conta de viagens, diferença entre as despesas de brasileiros no exterior e os gastos de estrangeiros no país, responde hoje por cerca de 20% do resultado negativo em todas as transações do Brasil com outros países. Essa conta inclui despesas em outros países com negócios, tratamento de saúde, turismo, fins educacionais, etc.



O peso do consumo

1,33 - bilhão de dólares foi o gasto total que os brasileiros tiveram no exterior, em fevereiro, segundo divulgou ontem o Banco Central

572 - milhões de dólares foi quanto os estrangeiros gastaram no Brasil em  fevereiro. No mesmo período de 2010, o valor foi de US$ 509 milhões

16,4 - bilhões de dólares foi o total gasto pelos brasileiros fora do país, em 2010, um recorde para o levantamento do BC, desde 1947

2,38 - é o percentual que o governo cobra hoje de IOF sobre as compras no exterior com cartão. Este percentual subirá para 6,38%