Anuncie conosco!

Clínica Maria Albano - CLIMA

Clínica Maria Albano - CLIMA

Em Candeias, homem é assassinado na porta de bar

lima

Um homem foi assassinado a tiros no inicio da noite deste sábado, no bairro do Malembá, em Candeias, Região Metropolitana de Salvador. Segundo informações da Central de Policia, Robson Lima Silva, 24 anos, foi atingido com disparo de arma de fogo sendo alvejado no tórax e nas costa. A vitima morreu no local do crime rua José Xavier malembá em frente a um bar onde ele estava bebendo, ainda de acordo com informações dois homens em um motocicleta já chegaram atirando em Robson. As circunstâncias do crime são desconhecidas. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso o fato está registrado na 20ªDT (Delegacia Territorial.


Fonte: Jota Brito

SUS: BAHIA TEM NOTA ABAIXO DA MÉDIA NACIONAL E MUNICÍPIO COM PIOR DESEMPENHO

De uma escala de 0 a 10, a Bahia apresentou a nota 5,39 no Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (Idsus), lançado nesta quinta-feira (1º) pelo Ministério da Saúde. Com este resultado, o estado baiano está, junto com outros 17 estados, abaixo da média nacional, avaliada em 5,47. Além disso, no grupo 6 do índice, formado por cidades sem estrutura de serviços especializados, o município baiano Pilão Arcado, localizado às margens do Rio São Francisco, a 805 km de Salvador, obteve a menor pontuação do país: 2,5.

O ranking dos estados é liderado por Santa Catarina (6,29), seguido do Paraná (6,23) e o Rio Grande do Sul (5,9). As piores notas foram do Pará (4,1) Rondônia (4,49) e o Rio de Janeiro (4,58). Já em relação às cinco regiões brasileiras, o Sul apresentou a melhor pontuação (6,12). Em seguida, está o Sudeste (5,56), o Nordeste (5,28), o Centro-Oeste (5,26) e o Norte (4,67).

Dentre as 21 capitais localizadas no grupo 1 (que têm melhor renda e infraestrutura de atendimento), Salvador ocupa a 12ª posição, com desempenho de 5,87. Lideram o ranking Vitória (7,08), Curitiba (6,96) e Florianópolis (6,67). O pior desempenho foi do Rio de Janeiro (4,33), antecedida por Belém (4,57) e Maceió (5,04). 

O Idsus também revelou que 27% da população brasileira vive em cidades com os piores resultados. Foram avaliados com nota abaixo de cinco 1.150 dos 5.563 municípios brasileiros, que representam 20,7% do total, nos quais a infraestrutura de saúde é considerada de alta, média ou baixa e onde vivem mais de 50 milhões de brasileiros.

Nas 4.066 cidades com notas entre 5 e 6,9 (73,1% do total de municípios), vive mais de 70% da população brasileira, o que corresponde a 134 milhões de pessoas. Somente cerca de 3,2 milhões de brasileiros (1,9%) mora no grupo dos municípios com as melhores pontuações, avaliados com nota acima de 7. 

Metodologia
O desempenho do SUS em cada município brasileiro foi calculado a partir da divisão das cidades em seis grupos. A divisão obedeceu critérios da condição econômica e da estrutura de saúde disponível (hospital, posto de saúde, laboratório).

No grupo 1, formado por 29 municípios que apresentam a melhor renda e infraestrutura de atendimento e população total de 46 milhões. Dentre eles, Vitória, capital do Espírito Santo, apresentou a nota 7,08. De acordo com análise de técnicos do Ministério da Saúde, alguns indicadores contribuíram para elevar o resultado desta cidade: o alto número de exames para detecção de aids (84% em 2010), o grande percentual de cura de pacientes com tuberculose (80% em 2010) e o atendimento de excelência a crianças com câncer. 

O último lugar deste grupo é ocupado pelo Rio de Janeiro, com pontuação 4,33. O desempenho desta cidade foi afetado pela baixa cobertura de assistência básica, a exemplo de equipes do Programa Saúde da Família, apesar da expressiva condição econômica e a existência de hospitais e atendimento de referência, segundo Paulo de Tarso, diretor de Monitoramento e Avaliação do SUS do ministério.

Já no grupo 6, composto por cidades sem estrutura de serviços especializados, a exemplo de um hospital ou pronto-socorro, e com população total de 23,3 milhões, está situada a maioria dos municípios do país (2.183). A melhor nota deste grupo foi de Fernandes Pinheiro, cidade do Paraná com 5.932 habitantes, com 7,76. Já a pior, como já foi mostrado acima, foi de Pilão Arcado, município baiano com 32.815 pessoas, que recebeu pontuação de 2,5.

Idsus
O Idsus foi idealizado pelo Governo Federal com o intuito de medir o acesso do usuário e a qualidade dos serviços da rede pública. O índice é resultado do cruzamento de 24 indicadores que avaliaram o acesso e a efetividade dos serviços nas unidades públicas de saúde, como a proporção de gestantes com mais de sete consultas pré-natal, a quantidade de exames preventivos de câncer de colo do útero em mulheres de 25 a 59 anos, a cura de tuberculose e hanseníase e mortes de vítimas de infarto. Mais dados podem ser acessados através do site: www.saude.gov.br/idsus.

*Com informações da Agência Brasil

EM CANDEIAS, JOVEM É EXECUTADO COM DEZESSEIS TIROS

DSC09812  DSC09813
O corpo de um jovem de 23 anos foi encontrado em via pública na manhã deste sábado (3), no município de Candeias, Região Metropolitana de Salvador. De acordo com a Central de Polícia, Veridiano Oliveira Nunes foi executado com dezesseis disparos de arma de fogo por volta das 9h05, em uma localidade conhecida como Linha de Trem.
Veridiano tinha várias passagens pela polícia. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Candeias, mas não há mais informações sobre a autoria e motivação do crime. O corpo de Veridiano foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador, onde deve passar por uma autópsia antes de ser liberado para a família.
IMAG0008  IMAG0004

Centro de Fisioterapia é inaugurado em São Francisco do Conde


Foi inaugurado nesta quinta-feira (01), na Estrada de Campinas, no município de São Francisco do Conde, o maior Centro público de Fisioterapia do Estado da Bahia.
O espaço, que atenderá crianças, adultos e idosos, oferecerá à população amplo atendimento nas áreas de fisioterapia e reabilitação. Serão oferecidos serviços destinados a pacientes que possuem problemas hereditários, traumas ortopédicos, problemas neurológicos, reumatológicos, respiratórios e cardiovasculares.
Possui sala de RPG e pilates, ambulatório, área de convivência para trabalhos em grupo, sala de acolhimento, além de um centro de atividade destinado a melhor idade, onde serão realizadas aulas de artesanato, lazer e atividades físicas ao ar livre, além de sauna e piscina de hidroginástica.
O núcleo, que irá trabalhar com uma equipe formada por cinco fisioterapeutas/dia, tem capacidade para atender uma média diária de 100 pacientes, dentre eles crianças, adultos e idosos. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h. O Centro foi adquirido e equipado com recursos próprios da prefeitura.
A obra faz parte do pacote de inaugurações do mês de março, em comemoração ao aniversário da cidade – 74 anos. Neste pacote ainda consta o lançamento do Programa Viver com Saúde, a inauguração do PSF da Baixa Fria, assinatura de ordens de serviços na Baixa Fria e no Caípe de Baixo, a inauguração do novo CRESAM, entrega de casas em diversas localidades, dentre outras obras que serão entregues à população.
O evento contou com a presença da Prefeita Rilza Valentim, que fez o descerramento da placa de inauguração do espaço, ao lado de secretários, vereadores, deputados e demais autoridades, que fizeram questão de ressaltar o momento de transformação vivido no município. As informações são da Ascom da Prefeitura de São Francisco do Conde.
Fonte: RMS noticias