Anuncie conosco!

Clínica Maria Albano - CLIMA

Clínica Maria Albano - CLIMA

Secretário de Saúde de Candeias participa da Adesão dos Municípios ao Mais Médicos

Além de participar do Programa, Candeias ganhou mais um gabinete odontológico

Cerca de 100 municípios baianos, incluindo Candeias, participaram do ato de mobilização realizado pelo Ministério da Saúde e o Governo da Bahia nesta sexta-feira (19), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo, em Salvador.    O secretário de Saúde de Candeias, Dr. Eduardo Andrade, esteve presente no evento que também foi prestigiado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, e pelo secretário estadual da Saúde, Jorge Solla.
Lançado na semana passada pela presidente Dilma Rousseff, o Programa Mais Médicos, criado por medida provisória e regulamentado por portaria conjunta entre nos ministérios da Saúde e da Educação, visa a contratação de profissionais para atuar na atenção básica da rede pública de saúde, principalmente nos municípios do interior e em periferias de grandes cidades. Os médicos receberão uma bolsa de R$ 10 mil e terão acompanhamento de supervisão de instituições públicas de ensino.
Para o governador Jaques Wagner, o Mais Médicos deve diminuir o déficit no interior, que hoje tem, em média, 0,7 médicos para 1.000 habitantes. “Para a gente ter uma ideia, a Argentina tem 3,5 médicos para 1.000 habitantes, Portugal tem 4, e nós, se tirarmos as cidades grandes, temos um índice abaixo de 1 por 1.000,” ilustrou.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Programa também vai repassar um recurso auxiliar às prefeituras. “Todos os municípios vão receber R$ 4 mil a mais por equipe de saúde da família para ajudar a manter a unidade”, contou.
O município de Candeias já está inscrito no Programa para ser beneficiado com a chegada de mais médicos e mais recursos para a saúde e o nome de Candeias já consta na lista oficial dos municípios baianos que participarão do Programa, disponível no site do Ministério da Saúde em:http://www.saude.ba.gov.br/images/Arquivos/Cidadao_Usuario/mais_medicos_municipios.pdf .
Candeias ganha mais um gabinete odontológico
A presença do secretário de Saúde de Candeias, Eduardo Andrade, no evento não foi só no intuito de participar do ato do Programa, mas oficializar a vinda de mais um gabinete odontológico para o município, que será instalado no Posto de Saúde da Família do bairro Malembá. Mais um benefício para a saúde da cidade resultado da parceria entre a Prefeitura de Candeias e os governos federal e estadual.

Texto: Fabiana Andrade
Fotos: Abdias Alves

Nenhum comentário: