Anuncie conosco!

Clínica Maria Albano - CLIMA

Clínica Maria Albano - CLIMA

Vereador comanda campeonato de futebol em Candeias



O vereador, Valdir Cruz(PDT), eleito com quase mil votos no Distrito de Passagem dos Teixeiras, em Candeias, está dando total  apoio ao super campeonato de futebol do Distrito.
O campeonato já existe há mais de  cinco anos e movimenta cerca de 8 times.Vários jogadores com muita qualidade já foram revelados nos seus campeonatos.
O vereador nos disse que vem recebendo apoio de alguns empresários como patrocinadores e a secretaria de esportes de Candeias também  aderiu apoio ao campeonato.Os empresários da região que quiserem participar do campeonato podem procurá-lo  na Câmara Municipal. 
Para as partidas da semifinal e final haverá transmissão e cobertura de nosso blog e da Legal FM- 106.3.
Parabenizamos ao vereador Valdir que começa com o pé direito a sua gestão apoiando o esporte.
Reportagem:  SÉRGIO MAURICIO.

PREFEITO SARGENTO FRANCISCO EMPOSSA NOVOS SECRETÁRIOS EM CANDEIAS


Quatro novos titulares assumem para impulsionar a mudança na cidade

Para iniciar a nova gestão, que será marcada pela mudança para melhor, o prefeito eleito de Candeias, Sargento Francisco, empossou, na manhã desta sexta-feira (4), quatro novos secretários. Fernando José Bordoni, ex-vereador, assumirá a pasta do Trabalho, Emprego e Renda; Mailson Pereira de Assis, a de Meio Ambiente e Agricultura; Orlando Viana Lago, Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Laildo Conceição da Silva, Cultura e Turismo.
De acordo com o prefeito, a reforma no primeiro escalão do seu governo visa ajustar e reordenar as ações que deverão ser mais intensas nesta gestão. “Agradeço aos secretários Firmino Augusto (ex-secretário de Trabalho, Emprego e Renda), Acássio Roberto (ex-secretário de Meio Ambiente e Agricultura), Indalécio Magarão (ex-secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano) e Humberto Pita (ex-secretário de Cultura e Turismo) pelo bom serviço prestado ao município de Candeias e esclareço que a troca de titularidade das secretarias representa apenas ajustes administrativos para efetivamente transformar Candeias, que estava praticamente abandonada pelas gestões passadas. Os ex-secretários têm a minha sincera amizade e continuarão colaborando para que a nossa cidade realmente progrida”, explicou Sargento Francisco.
Durante a cerimônia de posse, o prefeito pediu união e disposição constante para o trabalho. “Peço a todos secretários que permanecem e os que estão sendo empossados que se unam para que possamos colocar a máquina para trabalhar mais firmemente nos próximos quatro anos. Não quero secretário que só vive em gabinete, mas quero vocês também nas ruas, fiscalizando as obras, vendo o que a cidade precisa, atendendo o nosso povo, estando disponível todo o dia para o que a nossa cidade precisar”, exigiu.
Departamento de Transportes e Trânsito
O prefeito Sargento Francisco aproveitou o momento em que os secretários estavam reunidos para anunciar que já solicitou à assessoria jurídica da Prefeitura de Candeias a elaboração de um Projeto de Lei para a criação do Departamento de Transportes e Trânsito. O Projeto, que será enviado à Câmara Municipal para aprovação nas próximas semanas, visa desafogar a Secretaria de Serviços Públicos, que lida com múltiplas ocupações, além de melhor organizar e executar as atividades peculiares do serviço de transportes e trânsito.
Participaram da cerimônia de posse o vice-prefeito Jorge Bordoni (Bom Jorge), os secretários de Administração, Maria das Graças Ferreira; de Saúde, Eduardo Andrade; de Educação, Conceição Sobral; de Infraestrutura e obras, José do Patrocínio Lessa; de Finanças, Jerolino Mascarenhas; de Desenvolvimento e Assistência Social, Janemarcia Nunes; de Serviços Públicos, Milton Viana; o chefe de gabinete, Jackson de Oliveira; o controlador geral, Roberto Alexandre Gomes e a procuradora do município, Ana Carolina Passos.
____________________________
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Candeias

Orlando Miranda - Secretária de Planejamento  e Desenvolvimento Urbano
Fernando - Secretário de Trabalho, Emprego e Renda
Laildo - Secretário de Cultura
Mailson - Secretário de meio ambiente

SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DE CANDEIAS REALIZA LAVAGEM DE PASSÉ NESTE SÁBADO (12) E DOMINGO (13)


Lavagem já tem 12 anos de tradição e faz parte dos festejos a São Gonçalo

A tradicional Lavagem de Passé, que há 12 anos é realizada no distrito homônimo, chega à sua 13ª edição neste sábado (12) e domingo (13), sendo um evento de reverência católica a São Gonçalo dos Amarantes.
 Todos os anos, sempre no mês de janeiro, a comunidade do distrito de Passé reúne-se para colher doações para ajudar na realização dos festejos, que este ano também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Candeias, através da Secretaria de Cultura e Turismo.
O cortejo sairá às 15 horas da Rua Rio do Cunha e percorrerá as demais ruas do distrito. Após o cortejo, atrações locais se apresentarão na praça. Confira a programação das atrações musicais:
Sábado - 12/01/2013
Gosto Nosso (Trio): 15h às 17h
No Komando: 21h às 22h30
VibeXote: 23h às 0h30
Gilsinho: 1h às 2h30
Domingo – 13/01/2013
Papo Light: 16h às 17h30
Flavinho e os Barões: 18h às 19h30
As Mina Pira: 20h às 21h30
Cara de Peixe: 22h às 23h30
História
Dizem que em meados dos anos 40 um grupo de pescadores do distrito de Passé saiu ao mar para a realização de mais uma jornada de pesca com rede de arrasto. Já no mar e sem o sucesso esperado, resolveram se distanciar mais um pouco da costa territorial, na tentativa de obter melhor pesca. Por volta das 16 horas, resolveram içar a rede e perceberam que a mesma estava demasiadamente pesada. Com uma alegria que contagiava a todos, aos poucos e com muita dificuldade a rede foi subindo e, ao chegar às vistas dos pescadores, um clamor de espanto ecoou ao vazio do oceano: -“Vixe, meu Deus! O que é isso?”
Ninguém acreditava no que via: um peixe de um metro e oitenta, com peso próximo aos cento e sessenta quilos, de bico comprido parecido com um serrote. A luta para trazer o enorme peixe à embarcação foi muito difícil, já que o barco era pequeno para este tipo de pesca. Não havendo mais resistência por parte dos envolvidos, um dos marujos gritou: -“Valei-me, meu São Gonçalo! Se sairmos vivo desta luta, erguerei uma capela em seu nome e o festejarei.” O peixe fora dominado, levado à colônia de pescadores e erguido no distrito de Passé como um troféu, uma conquista, sendo até hoje uma lenda diante dos pescadores.
E assim, o prometido foi cumprido e São Gonçalo teve a sua capela e festejos prometidos, que são mantidos até hoje.
São Gonçalo do Amarante
São Gonçalo é um santo português cujo culto foi permitido pelo Papa Júlio III em 24 de abril de 1551. Nascido em Tagilde no ano de 1187, estudou rudimentos com um devoto sacerdote. Frequentou a escola arquiepiscopal em Braga e foi ordenado sacerdote, depois sendo nomeado pároco de São Paio de Vizela.
Foi a Roma e a Jerusalém e, no regresso, São Gonçalo passou por um período de busca interior e encontrou na experiência popular a maneira de converter pecadores. Para converter as prostitutas, ele se vestia de mulher, tocava viola e dançava alegremente, apesar de pregos no sapato, o que feria seus pés. O santo zelava pela virtuosidade das mulheres; organizava para elas, danças nos dias de sábado até se cansarem. Ele entendia que as mulheres que participassem dessas danças aos sábados não cairiam em tentação no domingo. Pregou e operou supostos milagres por todo o norte de Portugal.
Sobre o Rio Tâmega construiu uma ponte, morrendo em 10 de janeiro de 1259, em Amarante, no Douro, às margens deste rio. Após sua morte, passou a ser considerado o protetor dos violeiros, além de casamenteiro. Diz a crença que a mulher que tocar com alguma parte do corpo no túmulo do santo, em Portugal, terá casamento garantido dentro de um ano.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Candeias, com informações da comunidade de Passé