Anuncie conosco!

Clínica Maria Albano - CLIMA

Clínica Maria Albano - CLIMA

Secretário de Saúde de Candeias participa da Adesão dos Municípios ao Mais Médicos

Além de participar do Programa, Candeias ganhou mais um gabinete odontológico

Cerca de 100 municípios baianos, incluindo Candeias, participaram do ato de mobilização realizado pelo Ministério da Saúde e o Governo da Bahia nesta sexta-feira (19), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo, em Salvador.    O secretário de Saúde de Candeias, Dr. Eduardo Andrade, esteve presente no evento que também foi prestigiado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, e pelo secretário estadual da Saúde, Jorge Solla.
Lançado na semana passada pela presidente Dilma Rousseff, o Programa Mais Médicos, criado por medida provisória e regulamentado por portaria conjunta entre nos ministérios da Saúde e da Educação, visa a contratação de profissionais para atuar na atenção básica da rede pública de saúde, principalmente nos municípios do interior e em periferias de grandes cidades. Os médicos receberão uma bolsa de R$ 10 mil e terão acompanhamento de supervisão de instituições públicas de ensino.
Para o governador Jaques Wagner, o Mais Médicos deve diminuir o déficit no interior, que hoje tem, em média, 0,7 médicos para 1.000 habitantes. “Para a gente ter uma ideia, a Argentina tem 3,5 médicos para 1.000 habitantes, Portugal tem 4, e nós, se tirarmos as cidades grandes, temos um índice abaixo de 1 por 1.000,” ilustrou.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Programa também vai repassar um recurso auxiliar às prefeituras. “Todos os municípios vão receber R$ 4 mil a mais por equipe de saúde da família para ajudar a manter a unidade”, contou.
O município de Candeias já está inscrito no Programa para ser beneficiado com a chegada de mais médicos e mais recursos para a saúde e o nome de Candeias já consta na lista oficial dos municípios baianos que participarão do Programa, disponível no site do Ministério da Saúde em:http://www.saude.ba.gov.br/images/Arquivos/Cidadao_Usuario/mais_medicos_municipios.pdf .
Candeias ganha mais um gabinete odontológico
A presença do secretário de Saúde de Candeias, Eduardo Andrade, no evento não foi só no intuito de participar do ato do Programa, mas oficializar a vinda de mais um gabinete odontológico para o município, que será instalado no Posto de Saúde da Família do bairro Malembá. Mais um benefício para a saúde da cidade resultado da parceria entre a Prefeitura de Candeias e os governos federal e estadual.

Texto: Fabiana Andrade
Fotos: Abdias Alves

Vitória e Bahia ficam no empate sem gols na Arena Fonte Nova

Vitória e Bahia ficam no empate sem gols na Arena Fonte Nova
Foram diversas chances para os dois lados. Os goleiros, quando acionados, desempenharam os papeis de maneira excelente. Não se pode dizer o mesmo dos centroavantes, em dia nada inspirador. Resultado disto? Nada de gols. No primeiro clássico estadual no Brasileirão 2013, realizado na tarde deste domingo (21), na Arena Fonte Nova, Vitória e Bahia não saíram do empate sem gols.

O rubro-negro, na próxima rodada, viaja para enfrentar o Coritiba, no Estádio Couto Pereira. Em compensação, na capital baiana, o Bahia fará uma sequência de dois jogos como mandante, na Arena Fonte Nova, contra Goiás e Flamengo.

Bola rolando
Cristóvão Borges foi coerente. Não inovou e escalou a equipe utilizada durante os treinamentos da semana. Do outro lado, apesar das dores na coxa, Escudero não quis saber de ficar fora do primeiro clássico do Brasileirão de 2013. Com menos de um minuto o leão assustou. Após cobrança de Cajá, a defesa do Bahia não cortou como deveria. Cáceres cruzou rasteiro e, antes da bola chegar em Dinei, o goleiro Marcelo Lomba segurou.

O Vitória, mesmo fora do Barradão, tomou iniciativa do clássico e teve maior posse de bola nos primeiros dez minutos. O tricolor, em contrapartida, se posicionava com três homens de marcação para impedir os avanços dos laterais do rubro-negro e buscar o contra-ataque.

Equipes criam chances
O primeiro lance mais agudo do clássico aconteceu aos 20 minutos. Escudero cobrou falta e Gabriel Paulista, de cabeça, mandou para fora. Lomba estava adiantado e apenas observou a bola sair lentamente, por cima da meta. A resposta tricolor foi ainda mais perigosa. Wallyson dominou, driblou Gabriel Paulista e ajeitou. O forte chute passou muito próximo ao gol, assustando o goleiro Wilson. No minuto seguinte, o atacante do Bahia chutou cruzado e Fernandão, um pouco atrasado, não conseguiu desviar para o gol. O clássico era ganhava uma dose a mais de emoção na Arena Fonte Nova.
 
Aos 28 minutos, mais uma vez pelo lado esquerdo, o esquadrão criou outra chance. Hélder recebeu passe de Wallyson e soltou uma bomba que saiu pela linha de fundo. O jogo era lá e cá. Aos 30, após erro de passe, Escuderou lançou Maxi. O argentino passou por Titi e tocou de bico, mas para fora.

O Vitória resolveu apostar no lado esquerdo. Tarracha, por duas vezes, teve liberdade e conseguiu chegar na linha de fundo. Nas duas, o volante Rafael Miranda chegou a tempo e afastou o perigo. Era o melhor momento do leão na partida. O tricolor, por sua vez, chegava pouco ao ataque e exagerava nos números de passes errados, principalmente com jogadores como Madson e Talisca. E, apesar da boa movimentação e empolgação das torcidas, a primeira etapa terminou sem gols.

Vitória muda dois
O Vitória foi obrigado a modificar no intervalo. Renato Cajá foi substituído por Camacho, estreante da tarde. O técnico Caio Júnior foi pego de surpresa e, logo aos dois minutos, precisou fazer mais uma mudança. Nino Paraíba sentiu e deu lugar para Daniel Borges, mais uma que fazia o primeiro jogo pelo rubro-negro.Apesar das alterações foi o Vitória quase marcou. Aos 4, Escudero dominou na frente da área e botou Rafael Miranda para dançar. O argentino driblou o volante e bateu colocado, arrancando suspiro dos torcedores rubro-negros na Arena Fonte Nova. Quase um golaço.

Lance polêmico e boa chance do Bahia
Aos 9, como não poderia deixar de acontecer, um lance polêmico. Madson se chocou com Dinei e o atacante caiu. Árbitro mandou seguir e o Vitória ficou na bronca. O Bahia imediatamente respondeu. Talisca encheu o pé de fora e o arqueiro Wilson, até então pouco acionado, fez bela defesa, espalmando para fora.

Fernandão aparece e perde gol incrível
Aos 18 minutos, após boa tabela com Hélder, Wallyson ganhou de Daniel Borges na corrida e cruzou rasteiro para trás. Fernandão bateu de primeira e isolou. Foi a primeira oportunidade do camisa 9 do Bahia no jogo. E foi o centroavante que teve a grande chance de inaugurar o marcador. Hélder aplicou um lindo passe deixou Fernandão na cara do gol. O camisa 9 bateu e o goleiro Wilson defendeu. Evitou o que seria o primeiro gol do Bavi.
 
E por muito pouco o tricolor não foi penalizado pelo gol desperdiçado. Tarracha avançou pela esquerda e cruzou para Dinei. O camisa 9 não conseguiu desviar e Marcelo Lomba tirou. Na sobra, de cabeça, Camacho tentou por cobertura mas o arqueiro estava em pé e encaixou.

A partida estava equilibrada. Mas, como mandante, o Vitória resolveu arriscar. Caio Júnior sacou o volante Cáceres e colocou o meia Vander para deixar o time mais ofensivo. Em dois cruzamentos, o time rubro-negro levou perigo, mas sem exigir grande defesa de Marcelo Lomba.

Oportunidades no fim
Pelo Bahia, aos 46 minutos, Wallyson cobrou falta. Fernandão deu um leve desvio e bola tirou tinta da trave.
 
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 21/07/2013 
Árbitro: Paulo César Oliveira (FIFA/SP)
Auxiliares: Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Adson Márcio Lopes Leal (BA).
Cartões amarelos: Hélder, Feijão Lucas Fonseca
Gols:
Pùbico: 30.477
 
Vitória: Wilson; Nino Paraíba (Daniel), Victor Ramos, Gabriel Paulista e Danilo Tarracha; Michel, Cáceres (Vander), Escudero e Renato Cajá (Camacho); Maxi e Dinei. Técnico: Caio Júnior.
 
Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Lucas Fonseca, Titi e Raul; Feijão, Hélder (Fabrício Lusa) e Rafael Miranda; Talisca (Freddy Adu), Wallyson e Fernandão. Técnico: Cristóvão Borges. 

Conselho Federal de Medicina entra com ação civil contra Mais Médicos

Após anunciar a saída de câmaras e comissões técnicas do governo, o Conselho Federal de Medicina (CFM) informou que também entrou com uma ação civil pública contra a União, representada pelos ministérios da Saúde e da Educação, para suspender o Programa Mais Médicos. A ação foi proposta na noite de sexta-feira (19) e traz argumentos sobre três pontos específicos do anúncio do governo. A entidade garantiu que outras ações serão apresentadas na Justiça nos próximos dias. A ação civil pede que os conselhos regionais de Medicina (CRM) não sejam obrigados a fazer o registro dos médicos estrangeiros que aderirem ao programa sem comprovar documentalmente a revalidação dos diplomas emitidos por universidades do exterior e o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) até que a questão seja analisada pelo Judiciário. O CFM também argumenta, na ação, que o programa federal fará com que haja duas categorias de profissionais da área no país: uma que poderá exercer a medicina livremente em todo o território nacional e outra composta pelos inscritos no programa, que terão o seu exercício profissional limitado a certa região.