Anuncie conosco!

Clínica Maria Albano - CLIMA

Clínica Maria Albano - CLIMA

Moradores da URBIS II faz manifestação em frente ao Posto Médico


Na manhã desta quarta-feira (24) moradores do Bairro da Urbis II, Candeias - Região Metropolitana de Salvador, fez uma manifestação começando as 5:00h da manhã em frente ao Posto Médico do bairro do Malembá reivindicando que existe apenas 16 fichas para atendimento médico, o atendimento do médico que é emprestado de outro bairro que ocorre a cada 15 dias, existe um grande número de pessoas do bairro que recorrem ao atendimento e não conseguem devido a quantidade de fichas distribuídas, não tem dentista, o muro do posto está caído, infraestrutura interna deixando a desejar, aparecimento de cobras, um total abandono, pontuam os moradores.


Diante desse fato observa-se que a Política Nacional de Atenção Básica do Ministério da Saúde tem substituído os modelos de PSF (Programa Saúde da Família) criado em 1997, mas mesmo assim esse modelo, segundo a cartilha do Ministério da Saúde: Saúde da Família conceitua como sendo "unidade de Saúde da Família nada mais é que uma unidade pública de saúde destinada a realizar atenção contínua nas especialidades básicas, com uma equipe multiprofissional habilitada para desenvolver as atividades de promoção, proteção e recuperação, características do nível primário de atenção". 
Ainda pontua que "é recomendável que a equipe de uma unidade de Saúde da Família seja composta, no mínimo, por um médico de família ou generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Outros profissionais de saúde poderão ser incorporados a estas unidades básicas, de acordo com as demandas e características da organização dos serviços de saúde locais, devendo estar identificados com uma proposta de trabalho que exige criatividade e iniciativa para trabalhos comunitários e em grupo".

Conclui-se que existe um controle para averiguação da execução das suas atividades que segundo "a Lei nº 8.142/90 definiu alguns fóruns próprios para o exercício do controle social - as conferências e os conselhos de saúde -, a serem efetivados nas três esferas de governo. Porém, a participação da população não se restringe apenas a esses. Através de outras instâncias formais (como Câmaras de Vereadores e Associação de Moradores) e informais, os profissionais de saúde devem facilitar e estimular a população a exercer o seu direito de participar da definição, execução, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas do setor". (Portal Ministério da Saúde: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd09_16.pdf)

Em tempo menciona-se que na atualidade já é conhecida Unidade Básica de Sáude (UBS) que continua sendo "uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial, que continua observando "o sujeito em sua singularidade, na complexidade, na integralidade e na inserção sócio-cultural e busca a promoção de sua saúde, a prevenção e tratamento de doenças e a redução de danos ou de sofrimentos que possam comprometer suas possibilidades de viver de modo saudável". "Possibilita o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos com uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, cirurgião dentista, auxiliar de consultório dentário ou técnico em higiene dental, auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde, entre outros".  Com um PROCESSO DE TRABALHO DAS EQUIPES DE ATENÇÃO BÁSICA com uma "assistência básica integral e contínua, organizada à população adscrita (que foi aumentada, registrada, acrescentada), com garantia de acesso ao apoio diagnóstico e laboratorial". (Portal Brasil: http://dab.saude.gov.br/docs/publicacoes/pactos/pactos_vol4.pdf) . E tem-se o NASF ( Núcleo de Assistência Social a Família) para implementar essa equipe.



     








Secretaria de Saúde disponibiliza repelentes para grávidas no município

Distribuição começa nesta quarta feira, dia 24. Terão direito grávidas cadastradas no Bolsa Família.

Diante do crescente número de casos de microcefalia em todo o Brasil, a prefeitura municipal de Candeias através da secretaria de saúde, vai disponibilizar repelentes para uso exclusivo de grávidas com o objetivo de prevenir casos de zika e outras doenças associadas à arboviroses. Como critério para aquisição terá direito as gestantes que forem cadastradas no Programa Bolsa Família. Para receber é super simples, é preciso comparecer na Secretaria Municipal de Saúde do Município, à partir desta quarta feira, dia 24, das 09h às 17h. A distribuição é gratuita.

A gestante deve comparecer munida de documento de identidade, cartão do bolsa família e caderneta de gestante caso possua. Cada gestante terá direito a 2 frascos de repelente por mês, e caso ainda não esteja sob acompanhamento de pré natal deverá ser imediatamente direcionada para uma das unidades de saúde da cidade. Vale lembrar que mesmo em casos de não acompanhamento do pré-natal é possível fazer a retirada do produto.

Sobre a microcefalia 

Microcefalia é uma condição neurológica rara que se caracteriza por anormalidades no crescimento do cérebro dentro da caixa craniana. Em geral, ela ocorre quando os ossos do crânio se fundem prematuramente e não deixam espaço para que o cérebro cresça sem que haja compressão das suas estruturas.

Sintomas

O sinal mais evidente da microcefalia é o tamanho da cabeça, significativamente menor do que a cabeça de outras crianças do mesmo sexo e idade. Os portadores do transtorno apresentam perímetro craniano menor do que 33 cm ao nascer ou, então, menor do que 42 cm ao completarem um ano e três meses e inferior a 45 cm depois dos dez anos de idade. Esses valores mudam no caso de prematuros, de acordo com o tempo de gestação em que ocorre o parto. Dependendo da gravidade da má-formação, podem surgir complicações como déficit cognitivo grave, comprometimento visual, auditivo e da fala, hiperatividade, baixo peso e estatura (nanismo) e convulsões (epilepsia).

Portadores de microcefalia podem apresentar, também, uma deformidade craniofacial característica do transtorno, resultado do descompasso que ocorre entre o crescimento do crânio e o do rosto, que se desenvolve normalmente. Diagnóstico

A microcefalia pode ser diagnosticada durante a gestação nos exames pré-natais ou, então, pela avaliação clínica de rotina a que são submetidos os recém-nascidos nas primeiras 24 horas de vida. O diagnóstico leva em conta a medida da circunferência da cabeça (perímetro craniano) e sua relação com os dados que constam das tabelas de crescimento padrão para as crianças do mesmo sexo e idade.

Tratamento

Por enquanto, a microcefalia não tem cura. O objetivo maior do tratamento é controlar as complicações, estimular o desenvolvimento de habilidades e garantir melhor qualidade de vida para os portadores da má-formação. Em parte dos casos de fusão prematura das suturas dos ossos da caixa craniana, se diagnosticada precocemente, é possível realizar uma cirurgia para separá-los nas primeiras semanas de vida, como forma de evitar a compressão do cérebro que impede seu crescimento e provoca complicações mais graves.

Recomendações

O ideal é que o acompanhamento pré-natal comece antes de a mulher engravidar como forma de avaliar a condição de saúde dos pais. Esse é o momento de colocar em dia o calendário de vacinação. A única maneira de acompanhar o desenvolvimento do bebê é levá-lo uma vez por mês ao pediatra. Só assim será possível identificar algum problema de saúde precocemente e propor o tratamento adequado.
Existem fatores de risco associados à microcefalia que podem e devem ser evitados. Por exemplo, o uso de drogas, incluindo o álcool e o cigarro, exposição à radiação, a desnutrição durante a gravidez e, acima de tudo, evitar os criadouros dos mosquitos Aedes aegyptinos arredores das casas, porque podem transmitir doenças, como a dengue, a febre chikunkunya, a febre zika e a febre amarela.

O Ministério da Saúde recomenda às gestantes que reforcem o uso de repelentes, adotem medidas que ajudem a protegê-las contra as picadas de mosquitos e evitem o contato com pessoas que apresentem sintomas da infecção por Zika virus (febre, manchas no corpo e coceira).

Fonte: Prefeitura de Candeias
http://www.candeias.ba.gov.br/2015/prefeitura/2789