Anuncie conosco!

Clínica Maria Albano - CLIMA

Clínica Maria Albano - CLIMA

Secretário da SESP, Valdir Cruz, de Candeias realiza visitas em comunidade


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

Nesta quinta-feira (25), o Secretário de Serviços Públicos, Valdir Cruz, esteve na comunidade de Mangabeira, para ouvir as solicitações e demandas daquela população. Com esta proposta a SESP promove o estreitamento de lações entre o poder público e comunidade, visando à melhoria dos serviços prestados a população.


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

A imagem pode conter: 1 pessoa, área interna

Bandeira fica verde, e conta de luz não terá taxa extra em junho



A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz no mês de junho será a verde, o que significa que não haverá custo extra para o consumidor. Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o retorno da bandeira verde foi possível pelo aumento das chuvas nos reservatórios das hidrelétricas em maio e pela perspectiva de redução do consumo de energia elétrica no país. Desde abril, a bandeira estava vermelha, o que representa um acréscimo de R$ 3 a mais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A previsão da Aneel era que a bandeira tarifária vermelha patamar 1 continuasse em vigor até o fim do período seco, que vai até novembro.

Como funcionam as bandeiras tarifárias: O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.

Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas. Segundo a Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real

Crise política faz Câmara pensar em modelo de 'distritão' para eleições de 2018

Crise política faz Câmara pensar em modelo de 'distritão' para eleições de 2018
Foto: Agência Brasil
A proposta do "distritão" para as eleições de 2018 voltou à pauta da reforma política na Câmara dos Deputados após a grave crise que atingiu o governo Michel Temer. Neste modelo, são eleitos os candidatos mais votados, não aqueles que acabam se beneficiando do sistema de legendas, que depende dos chamados “puxadores de voto”. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, este modelo eleitoral seria uma ponte para se chegar, em 2022, ao voto “distrital misto”, pelo qual metade das cadeiras seria preenchida pela lista fechada e a outra metade, por candidatos mais votados por região. As conversas entre partidos como PMDB, PSDB, DEM, PP, PTB e PSD, que apoiam o novo sistema, estão sendo conduzidas pelo presidente da comissão especial da reforma política, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA). Na avaliação do peemedebista, a chamada lista fechada, quando os eleitores votam no partido em vez de escolherem candidatos nominalmente, tem grande resistência da opinião pública. "O voto em lista vinha sendo bombardeado pela imprensa, pela opinião pública, porque serviria para esconder parlamentares, o que não é verdade", diz Vieira Lima. "O 'distritão' vai ao encontro da opinião pública, que diz querer saber em quem está votando de forma mais direta. Com essa crise onde todos os partidos terminaram com a imagem chamuscada, parlamentares começaram a ter noção que o voto em lista poderia prejudicar a reeleição deles. Eles veem mais chance na disputa com seu próprio nome", afirma o parlamentar baiano. Para a proposta ser levada adiante, há duas possibilidades: ou o relator, Vicente Cândido (PT-SP), inclui o "distritão" em sua proposta ou se apresenta uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que seria incluída àquela relatada pelo petista. Entretanto, o líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (SP), discorda do modelo. "É o fim da democracia brasileira porque cada candidato será um programa. Quem propõe isso vai ser derrotado por artistas, jogadores de futebol, promotores e delegados", diz Zarattini. O petista apoia o voto em lista. "Na pior hipótese, mantém do jeito que tá", afirma.

Polícia prende homem que é flagrado em vídeos agredindo mãe de 84 anos


Bacharel em direito flagrado em vídeos agredindo mãe de 84 anos é preso


Flagrado em uma série de vídeos agredindo a própria mãe, uma idosa de 84 anos, o bacharel em direito Roberto Elísio Coutinho foi preso na manhã desta sexta-feira (26) em uma residência no município de Raposo, na Região Metropolitana de São Luís (MA). De acordo com informações do G1, o homem estava desaparecido desde a noite de quinta (25), após os vídeos com as agressões ganharem grande repercussão nas redes sociais. As filmagens foram realizadas pela companheira do agressor, que não teve o nome divulgado. A prisão preventiva do homem foi pedida pelo promotor de Justiça de Defesa do Idoso, José Augusto Cutrim. A idosa foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML), onde foi submetida a exames. Em um dos vídeos, o filho manda a idosa calar a boca e chega até a ameaçá-la com agressões físicas nas regiões da cabeça e do rosto. “Cala a boca! Cala a boca! Cala a boca! Se tu abrir a boca de novo eu vou dar na tua cara e dou na tua cabeça pra tu desmaiar”.Em outro vídeo, Roberto diz à mãe que os familiares não aceitam mais a sua presença na casa e intimida a idosa dizendo que colocará uma mordaça nela. “Cala a boca! Ou tu fica internada, ou tu fica calada! Eu te falei, tu tá insuportável, mamãe! Ninguém te aguenta, ninguém te aguenta! Mamãe cala a boca! Se eu não eu vou colocar uma mordaça! Isso não pode, a senhora tá insuportável! Cala a boca mamãe! Eu vou te internar é hoje! Cala a boca! Que eu vou dar um murro na tua cara!”. Veja o vídeo abaixo:

https://youtu.be/f_ugYtJ5YzU

MEC autoriza aulas a distância para o ensino fundamental 2

Resultado de imagem para fundamental 2

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta-feira, 26, um decreto que amplia os casos em que é autorizada a oferta de aulas a distância para alunos dos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). A modalidade poderá ser adotada quando os estudantes estiverem "sem acesso às disciplinas obrigatórias do currículo escolar". O ensino a distância para o ensino básico (do 1º ano do fundamental ao 3º do médio) já era liberado em "situações emergenciais" em que o estudante está impedido de acompanhar as aulas presencialmente, como por motivos de saúde, ou se encontra no exterior ou privados de liberdade. Com o decreto, o MEC passou a liberar também a modalidade para os casos em que as disciplinas obrigatórias não estiverem sendo ofertadas para os alunos dos anos finais do fundamental. O decreto também alterou as regras para o ensino a distância no ensino médio e superior. As mudanças, segundo o MEC, atendem à reforma do ensino médio - o texto sancionado pelo presidente Michel Temer (PMDB), em fevereiro, já abria a possibilidade para que algumas disciplinas fossem ofertadas nessa modalidade. Os critérios de como será a oferta das disciplinas a distância ainda não foram definidos. Segundo o ministério, eles serão estabelecidos em conjunto com os sistemas de ensino, o Conselho Nacional de Educação (CNE) e Secretarias Estaduais de Educação.

Encontro de chefes de órgãos de inteligência do Nordeste chega ao fim em Salvador

O Encontro dos Chefes de Organismos de Inteligência foi encerrado nesta sexta-feira (26), definindo uma maior integração entre os órgãos da região Nordeste e também a construção do Banco Nacional de Inteligência de Segurança Pública. Desde a última terça-feira (23), representantes do setor de todos os estados do Nordeste estiveram reunidos em Salvador para discutir temas como homicídios, roubos a banco e grupos criminosos em ascensão no país. Promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o encontro abriu espaço para que cada representante de estado nordestino apresentasse a situação da segurança de sua região e o fortalecimento das ações relacionadas ao Plano Nacional de Segurança Pública.

PF encontra no apartamento de Aécio documentos com a inscrição 'cx 2'


Resultado de imagem para senador aécio nevesDocumentos com a inscrição “cx 2” foram apreendidos pela Polícia Federal no apartamento do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). Conforme relatório dos investigadores enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), eles encontraram uma série de papéis e objetos “entre eles, “diversos documentos acondicionados em saco plástico transparente, dentre eles um papel azul com senhas, diversos comprovantes de depósitos e anotações manuscritas, dentre elas a inscrição ‘cx 2’”. A operação foi realizada no dia 18 de maio, no apartamento que o parlamentar possui na Avenida Vieira Souto, no Rio de Janeiro. De acordo com o jornal O Globo, foram apreendidos também um bloqueador de sinal telefônico, um telefone celular e um pen drive. No gabinete de Aécio no Senado, em Brasília, a polícia encontrou “uma pasta transparente contendo cópias da agenda de 2016 onde verifica-se agendamento com Joesley Batista”. Também foram retiradas do local “folhas impressas contendo planilhas com indicações para cargos federais, com remuneração e direcionamento em qual partido político pertence ou foi indicado”. Entre os documentos encontrados no gabinete, estão também “folhas impressas no idioma aparentemente alemão, relativo a Norbert Muller”. Este seria um doleiro especializado em abrir contas para políticos no exterior. A PF ainda apreendeu uma “folha manuscrita contendo dados de CNO (Construtora Norberto Odebrecht)” e um “caderno utilizado para realizar agendamentos, tendo presente Joesley Batista”. Um papel com anotações envolvendo o ministro Marcelo Dantas, consideradas uma alusão ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marcelo Dantas foi achado. Ele é investigado no STF por tentativa de obstrução às investigações da Lava Jato.



Adolescente comete suicídio em Candeias - Região Metropolitna de Salvador

Nesta quinta-feira (25), no Bairro Ouro Negro, em Candeias - Região Metropolitana de Salvador,  uma adolescente de 15 anos, Mailane Pereira dos Santos, se suicidou em sua própria residência. Segundo informações, a irmã Mailane ao chegar em casa bateu na porta e não obteve resposta. Ao arrombar a porta deparou-se com o corpo da adolescente pendurada em uma corda. Foi socorrida pelos familiares ao Hospital Municipal Ouro Negro, mas a adolescente chegou sem sinais vitais. De acordo com relatos dos vizinhos a causa da morte pode ter sido o jogo mortal da Baleia Azul.

Repórter: Sérgio Maurício