Anuncie conosco!

Clínica Maria Albano - CLIMA

Clínica Maria Albano - CLIMA

30º homicício em Candeias


Na manhã desta quarta (30) ocorreu um homicídio próximo ao Centro de Abastecimento de Candeias. Um vendedor ambulante foi baleado e morto. O crime aconteceu por volta das 9h. De acordo com a Polícia Militar, a vítima identificada como Bruno da Silva dos Santos, de 23 anos, foi atingida por três tiros, um deles na cabeça.

Ele chegou a ser socorrido por uma viatura da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (10ªCIPM ) para o Hospital Municipal Ouro Negro, mas morreu antes de dar entrada. O corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, em Salvador.


Reportagem Sérgio Maurício

Segurança Pública é tema de audiência na Câmara de Vereadores de Candeias


Na manhã desta terça-feira (29) na Câmara de Vereadores de Candeias. Região Metropolitana de Salvador, aconteceu uma Audiência Pública sobre "Segurança Pública em Candeias". Evento organizado pelo Vereador Arnaldo Araújo. Houve a presença do Comandante da Polícia Militar da Região Metropolitana de Salvador: Omar Leal; Coronel Luziel, Delegado Marcos Larajeira, Major Paulo César Nunes; Delegado da Política Federal, Secretários de Candeias: Valdir Cruz, Tony Gleidson, Whoshington Campos, Cássio e Joelma. 
Na  oportunidade discutiu-se o índice de criminalidade do município. Segundo o levantamento da 20ª Delegacia Territorial de Candeias de janeiro até julho deste ano houve uma redução de 21,5% nos índices de criminalidade no município em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O delegado titular da 20ª Delegacia Territorial de Candeias, Marcos Laranjeiras, afirmou em entrevista ao programa Baiana Livre que a redução da taxa de homicídios é fruto da rapidez na elucidação de crimes. “Esse ano de 2017 foi muito positivo em relação ao ano de 2016. Nós tivemos uma redução de homicídios significativos. Muitas quadrilhas de roubo de veículos, muitos traficantes e também alguns estupradores foram presos e autuados em fragrante. Outros que se encontram foragidos estão com mandados de prisão e judiciais decretados pela Comarca de Candeias”, destacou o delegado. De acordo ainda com Laranjeiras 90% dos casos de homicídios no município estão relacionados ao tráfico de entorpecentes. Pontuou que “o tráfico de drogas é o tipo de crime que fomenta esses homicídios. As estatísticas das mortes relacionadas aqui no município dão conta que 90% estão diretamente ligadas ao tráfico ilícito de entorpecentes. Por essa razão, a Polícia Civil está focando muito o combate ao tráfico ilícito de drogas no sentido de segregar a liberdade dessas quadrilhas que está aumentando os índices de homicídios aqui no município".
Para o coordenador do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), Omar Leal, os trabalhos ostensivos da Polícia Civil e Militar foram fundamentais na diminuição da taxa de homicídios na cidade. Destaca que “em relação a 2016 estávamos com 45. Estamos esse ano com a redução em números absolutos de 12 vidas preservadas, implicando uma redução de 30%. É uma das nossas áreas que temos na região metropolitana em que nós estamos logrando mais êxito em reduzir esses números. Existe uma taxa estabelecida de homicídios a cada 100 mil habitantes e colaborando com isso a subárea de Candeias tem essa taxa reduzida. É um número um pouco maior que a média nacional, porque isso ocorre a nível de Estado, como também ocorre em outros Estados da federação, mas em relação à subárea (26ª AISP) de Candeias o trabalho realizado pela Polícia Militar e Civil tem impactado bastante nesses números”.
O comandante Major Nunes utilizou do espaço para apresentar dados operados pela sua guarnição e de forma enfática destacou que já tem feito rondas escolares, trabalhado com o quadro de profissionais existentes e que tem tentado da melhor forma possível trabalhar para a segurança dos munícipes, mostrou o bom trabalho feito através das câmaras distribuídas nas ruas de Candeias e  que muito tem sido parceira no trabalho da Polícia Militar. Destacou o interesse em está trazendo cães para ajudar no combate as drogas.
Na oportunidade o Vereador Arnaldo falou  que a Prefeitura Municipal de Candeias já está licitando mais 10 câmeras para a distribuição delas na cidade.

Repórter Sérgio Maurício