Anuncie conosco!

Clínica Maria Albano - CLIMA

Clínica Maria Albano - CLIMA

Candeias: Professores realizam caminhada nesta sexta (14) em prol do reajuste salarial

Após decretarem greve por tempo indeterminado nesta quinta (13), os professores municipais de Candeias realizarão na manhã desta sexta-feira (14), a partir das 8h, uma passeata da Praça Irmã  Dulce até a sede da Secretaria de Educação do Município. A categoria decidiu pela greve após prefeitura não cumprir o pagamento do reajuste salarial de acordo com piso salarial nacional de 2013, que foi de 7,97%, percentagem determinada pelo Ministério da Educação.

Outra motivação dos docentes candeienses são as modificações nas porcentagens de reajuste salarial no plano de cargos e salários do professores do município. De acordo com Magno Santana, vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Candeias (SISEMC), as modificação trazem muitas perdas à categoria. “Eles modificaram os reajustes de acordo com os níveis e não nos consultaram”.O vice-presidente ressalta ainda que o Plano de Cargos e Salário previa, desde 2011, que o nível I receberia 25% de aumento, e os níveis II e III, cerca de 50% e de 66%, respectivamente. Com a reestruturação feita pelo prefeito Sargento Francisco, as porcentagens passariam a ser de 30% para o nível I e de 17,53% para os demais níveis. Informou ainda que, se a Prefeitura de Candeias não abrir uma mesa de negociação com a categoria para entrarem em acordo quanto a reformar do plano, “não haverá outro jeito a não ser continuarmos em greve”. “Além do reajuste nos salários de acordo com os níveis e o não cumprimento do reajuste de acordo com o piso nacional, o prefeito acrescentou uma hora diária. Entretanto, nem estamos discutindo isso ainda, para não piorar a situação”.
Os professores e representantes do Sisemc realizam na próxima segunda-feira (17) uma nova assembleia, a partir das 13h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial de Candeias (Siticcan), no bairro de Pitanga, para discutirem ações futuras e sugestões de propostas a serem encaminhadas à prefeitura.
Pauta de reivindicações
A categoria exige também os retroativos dos reajustes salariais dos anos de 2011 (16%) e de 2012 (22,22%), que não foram dados. “Neste caso, teremos que brigar na justiça”, acrescenta Juscelino Santos, presidente do Sisemc

Nenhum comentário: