Anuncie conosco!

Clínica Maria Albano - CLIMA

Clínica Maria Albano - CLIMA

Moradores da URBIS II faz manifestação em frente ao Posto Médico


Na manhã desta quarta-feira (24) moradores do Bairro da Urbis II, Candeias - Região Metropolitana de Salvador, fez uma manifestação começando as 5:00h da manhã em frente ao Posto Médico do bairro do Malembá reivindicando que existe apenas 16 fichas para atendimento médico, o atendimento do médico que é emprestado de outro bairro que ocorre a cada 15 dias, existe um grande número de pessoas do bairro que recorrem ao atendimento e não conseguem devido a quantidade de fichas distribuídas, não tem dentista, o muro do posto está caído, infraestrutura interna deixando a desejar, aparecimento de cobras, um total abandono, pontuam os moradores.


Diante desse fato observa-se que a Política Nacional de Atenção Básica do Ministério da Saúde tem substituído os modelos de PSF (Programa Saúde da Família) criado em 1997, mas mesmo assim esse modelo, segundo a cartilha do Ministério da Saúde: Saúde da Família conceitua como sendo "unidade de Saúde da Família nada mais é que uma unidade pública de saúde destinada a realizar atenção contínua nas especialidades básicas, com uma equipe multiprofissional habilitada para desenvolver as atividades de promoção, proteção e recuperação, características do nível primário de atenção". 
Ainda pontua que "é recomendável que a equipe de uma unidade de Saúde da Família seja composta, no mínimo, por um médico de família ou generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Outros profissionais de saúde poderão ser incorporados a estas unidades básicas, de acordo com as demandas e características da organização dos serviços de saúde locais, devendo estar identificados com uma proposta de trabalho que exige criatividade e iniciativa para trabalhos comunitários e em grupo".

Conclui-se que existe um controle para averiguação da execução das suas atividades que segundo "a Lei nº 8.142/90 definiu alguns fóruns próprios para o exercício do controle social - as conferências e os conselhos de saúde -, a serem efetivados nas três esferas de governo. Porém, a participação da população não se restringe apenas a esses. Através de outras instâncias formais (como Câmaras de Vereadores e Associação de Moradores) e informais, os profissionais de saúde devem facilitar e estimular a população a exercer o seu direito de participar da definição, execução, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas do setor". (Portal Ministério da Saúde: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd09_16.pdf)

Em tempo menciona-se que na atualidade já é conhecida Unidade Básica de Sáude (UBS) que continua sendo "uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial, que continua observando "o sujeito em sua singularidade, na complexidade, na integralidade e na inserção sócio-cultural e busca a promoção de sua saúde, a prevenção e tratamento de doenças e a redução de danos ou de sofrimentos que possam comprometer suas possibilidades de viver de modo saudável". "Possibilita o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos com uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, cirurgião dentista, auxiliar de consultório dentário ou técnico em higiene dental, auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde, entre outros".  Com um PROCESSO DE TRABALHO DAS EQUIPES DE ATENÇÃO BÁSICA com uma "assistência básica integral e contínua, organizada à população adscrita (que foi aumentada, registrada, acrescentada), com garantia de acesso ao apoio diagnóstico e laboratorial". (Portal Brasil: http://dab.saude.gov.br/docs/publicacoes/pactos/pactos_vol4.pdf) . E tem-se o NASF ( Núcleo de Assistência Social a Família) para implementar essa equipe.



     








Nenhum comentário: