Anuncie conosco!

Clínica Maria Albano - CLIMA

Clínica Maria Albano - CLIMA

Seis municípios da Grande Salvador serão atendidos pelo Mais Médicos

Seis municípios da Grande Salvador serão atendidos pelo Mais Médicos
Dos 317 municípios baianos que aderiram ao programa Mais Médicos, do Governo Federal, apenas 41 tiveram profissionais selecionados, o que representa 12,9% do total. Destes, seis estão localizados na Grande Salvador – Camaçari, Dias D’Ávila, Itaparica, Madre de Deus, Simões Filho e Salvador. Com isso, a Bahia é o segundo estado que teve mais profissionais selecionados, atrás apenas do Ceará, que teve 91 médicos.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (05), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante apresentação do balanço nacional dos primeiros 15 dias do programa. Em todo o País, 938 médicos confirmaram participação no programa, atendendo 404 cidades. Este número equivale a 6% da demanda dos 3.511 municípios que aderiram ao programa, que apontaram a necessidade de 15.460 médicos para completar quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).
O número de médicos selecionados para a Bahia supre apenas 6,15% do total de vagas solicitadas pelos municípios (1.382). Os profissionais selecionados começam a trabalhar no próximo dia 1º de setembro. Segundo ele, mais de 4 milhões de pessoas serão beneficiadas com a primeira convocação de médicos.
Anúncio das cidades beneficiadas foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha
Anúncio das cidades beneficiadas foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha
Estrangeiros
Segundo o ministro, o primeiro mês de seleção evidenciou que há carência de médicos no país e voltou a defender a contratação de profissionais formados no exterior. “Vamos continuar o processo de convocação de brasileiros e de divulgação aos estrangeiros. Ficou evidente que só a oferta de brasileiros será insuficiente para preencher a demanda no interior e nas periferias das grandes cidades”, enfatizou.
Segundo Padilha, 1.920 médicos de 61 países se inscreveram e só agora, após a seleção dos brasileiros, poderão ser chamados. O ministro destacou que a prioridade na seleção é dos profissionais formados no Brasil.
Os médicos estrangeiros têm até amanhã para selecionar os municípios com vagas e apresentar os documentos exigidos. Também neste prazo, os médicos brasileiros que já selecionaram um município têm uma nova chance para homologar sua participação no programa.
Os profissionais selecionados receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério Público, mais ajuda de custo, e farão especialização em Atenção Básica durante os três anos do programa.
Próximas etapas do Mais médicos
08.08.2013 – Prazo para que os médicos brasileiros que já escolheram um município possam homologar participação. A prioridade é dos brasileiros. Estrangeiros poderão ocupar as vagas restantes, após passarem por avaliação e treinamento em universidades
08.08.2013 – Prazo para médicos estrangeiros optarem por um município e apresentarem a documentação exigida
15.08.2013 – Início de nova chamada para médicos e municípios
01.09.2013 – Primeiros médicos selecionados pelo programa iniciam as atividades nos municípios
Outubro (dia a ser definido) – Início do curso de especialização em atenção básica para os médicos, oferecido em parceria com faculdades de universidades públicas
Fonte A Tarde 

Nenhum comentário: